TEMPERAMENTO: o temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Temperamentos são "qualidades" que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, não pode ser aprendido.
Segundo a teoria de Hipocrátes temos quatro temperamentos:
- Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo;
- Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas;
- Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.
- Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;

CARÁTER:

Caráter é uma palavra originada de um verbo grego que significa "gravar". A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É tudo aquilo que você é na sua intimidade, atitudes repetidas moldam o caráter. O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia refere-se à ele como "a essência secreta do coração". É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.
PERSONALIDADE: personalidade é derivada da palavra latina persona, usada para identificar as máscaras utilizadas pelos autores teatrais na antiga Grécia.

A personalidade é a consolidação do caráter e do temperamento. Heráclito
de Efésios século V a.C. conceituou como, um conjunto definido de traços de um
indivíduo, persistente o bastante, para determinar o seu destino. Isto é, portanto um
conjunto de qualidades que o "destaca" na sociedade.
Tudo ok, agora podemos prosseguir...
Agora já sabemos a diferença entre: temperamento, caráter e personalidade. Para resumir, temperamento é congênito (herança genética), caráter é o que somos (é formado de acordo com a aprendizagem, cultura, o meio/convívio social), personalidade é como nos apresentamos aos outros (podemos expressar nosso caráter por meio dela ou expressar o que não somos).
REFLEXÃO: se fazemos coisas escondidas, das quais não queremos que ninguém saiba, mas na frente das pessoas não fazemos e procuramos agir diferente, estamos então revelando nosso verdadeiro caráter quando estamos sós e um caráter falso (uma personalidade falsa, que não nos pertence) quando estamos acompanhados. Caráter é fazermos o que eu fariamos no meio das pessoas e também quando estivermos sozinhos.
O título da postagem é bem sugestivo, por isso todos devem imaginar o por que dessa exclamação. Como prometi, foi definido: temperamento, caráter e personalidade, mas agora quero manter o foco em caráter.
Caráter - Quem realmente somos!
Falar de quem somos é uma tarefa meio complicada, analizar e ver quem são os outros é mais fácil, reparar as atitudes alheias (pois expressam quem as pessoas são) é mais conveniente à nós e comumente dizemos que o erro está em tudo e todos, menos em nós mesmos. Muitas pessoas dizem que nasceram como são e morrerão assim, isso é uma "meia verdade". Por que uma meia verdade? Porque o temperamento (herança génética) influenciará na formação do caráter, porém não devemos culpar ninguém por não ter desenvolvido um bom caráter e também não podemos nos conformar em ser quem somos, se não somos pessoas boas (com caráter bom), alegando ter nascido assim e que morrerá assim, "pau que nasce torto nunca se indireita". Já observamos que o caráter é formado de acordo com as relações interpessoais, convívio social, princípios ensinados e infelizmente muitas pessoas crescem e se desenvolvem, mas não amadurecem porque não tiveram o que contribuisse para a formação de um bom caráter, o desenvolveram apenas por extinto, de acordo com o temperamento herdado. Mas nunca é tarde para rever conceitos, avaliar quem somos e procurar melhoras.
Nosso caráter é resultado de nossa conduta. (Aristóteles)
Aristóteles já dizia: "Caráter é resultado de nossa conduta". Vamos pensar um pouco a respeito!
Todos devem conhecer frases do tipo: "Nossos hábitos expressam quem somos". "Somos o que pensamos o dia inteiro". E essas frases são verdades!
Antes de agirmos, tomarmos alguma atitude, passamos pelo de pensar, pensamentos nos vem a mente e os analizamos até decidirmos executa-los para que eles se tornem um atitude, um ato. Mas trago ao conhecimento de todos um fator muito importante e que tem sido responsável por muitas desgraças: O NÃO ANALIZAR OS PENSAMENTOS. Não conhecemos o processo de formação dos pensamentos, não aprendemos que pensamentos doentios consequentemente geram sentimentos como fobias, medos, podem ser gerados inconscientemente, mesmo sem querermos ou sabermos e provocar catastrofes incalculaveis.
LEI DA SEMEADURA...
Semea-se um pensamento, collhe-se um sentimento, semea-se um sentimento, colhe-se um ato, semea-se um ato, colhe-se um hábito, semea-se uma hábito colhes um caráter, semea-se um caráter, colhe-se um destino.
Eisntein disse: Além das aptidões e das qualidades herdadas (temperamento), é a tradição(hábito) que faz de nós aquilo que somos (caráter/ pernonalidade).