Tradução/ Translation

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Escolhi a Enfermagem Porque...





A enfermagem desse século não é uma profissão de prostituas como dizem, a pesar de pessoas de diferentes status sociais (como bêbadas e prostitutas) terem participado da história da profissão a décadas atrás.
A enfermagem não é mais uma profissão empírica, mas tem suas práticas embasadas em ciência, tem seu desenvolvimento na prática técnico-científica.
A enfermagem é uma profissão autêntica, autônoma e hoje independente. Claro que sabemos que a saúde é promovida por uma equipe multidisciplinar e que todos são indispensáveis, mas digo no aspecto histórico, das origens que trouxe muita submissão para a profissão e esse julgo pesa até hoje.
A enfermagem preocupa-se com o ser humano, observando-o como um ser portador de necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais. Lembrando que essa é a definição de saúde (OMS), saúde não é apenas ausência de patologias, também que esses fatores interferem no processo saúde-doença, a maneira que um indivíduo nasce, cresce, vive, adoece e morre.
A enfermagem trabalha de forma organizada, seguindo um padrão estabelecido para sua prática, o chamado: Processo de enfermagem, que consiste em:

-Avaliação/Histórico de Enfermagem (Anamnese e Exame físico).
-Diagnóstico de Enfermagem (Não o nosológico)
-Plano de Assistência
-Implementação (Prescrições "de Enfermagem)
-Avaliação
-Prognóstico

Sendo esse processo respaldado por lei e para executa-lo é necessário pleno conhecimento de uma grade curricular bastante rica. Com isso podemos sistematizar o cuidado pelo profissional enfermeiro e não deixarmos escapar mínimas coisas que fazem a diferença na evolução do tratamento.

Por isso para definir um ENFERMEIRO, procure saber bem as atribuições desse profissional. É fato de que existem péssimos profissionais, isso já é uma outra história.
Por fim, escolhi ser enfermeiro porque acredito que além da ciência, essa profissão surgiu de um chamado de Deus para o cuidado de pessoas passam por momentos difíceis quando sensibilizadas pelo sofrimento que a dor e a enfermidade traz. Só espero fazer isso com excelência..

bY ROBERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário