Tradução/ Translation

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Prática da Enfermagem


Humanização

Se existe um assunto bastante discutido na saúde atualmente, é sobre a humanização. Sim, tem sido bastante discutido, palestrado, lembrado na educação continuada dos hospitais, mas quando falamos de prática, esquece. Onde está a humanização mesmo? "É de comer?"

As pessoas empre usam aquela desculpa: "Mas na prática tudo é diferente!", para fazerem as besteiras que fazem!

A cada dia que passa estou me convencendo que a enfermagem não é uma profissão qualquer, como alguns dizem. É claro que qualquer um pode estudar e ter um mínimo de conhecimento para atuar como profissional de enfermagem, mas exerce-la com maestria, dignidade e humanização, é muito difícil!

Quando me lembro da Biografia de Florence Nightingale, me alegro em ver o exemplo que ela foi para enfermagem, um modelo digno de ser seguido. Florence revela que recebeu um chamado de Deus para se dedicar aos doentes como enfermeira e decide dar sua vida a essa missão. Renuncia a seu futuro de mulher e jamais se casa. Esse propósito recebe tenaz oposição de seus pais, pois a enfermagem laica costumava, na época, ser praticada por pessoas socialmente mal consideradas, freqüentemente alcoólatras e até prostitutas.

É difícil de entender como uma mulher rica, deixa o conforto de uma vida luxuosa, não se casa, fica solteira, tudo para servir aos doentes. Existem profissionais que mal conhecem a história de Florence, e quando lêem não observam algo importante: "O chamado de Deus para Florence". Não foi por dinheiro que ela negou a si mesma, sua vida, sua familia, correu risco de ser tida como prostituta, não se preocupou com o que seus pais pensaram, mas foi por amor que ela atendeu ao chamado de Deus!

A essência da enfermagem foi o chamado de Deus para Florence, isso não sou eu quem diz, mas a história!

O que eu quero dizer com isso?
É possível sim que qualquer um exerça essa profissão. Mas se não for exercida com a motivação correta, com a essência que nasceu essa arte linda, teremos profissionais frustrados e a desumanização que presenciamos na saúde atual!


Não vale a pena ser só mais um profissional, só mas um "macaco treinado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário