Tradução/ Translation

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sonhos

Todos possuem a capacidade de sonhar, não importando o tamanho e qualidade do sonho, nem também as condições de quem sonha. Não importa quão impossível seja algo, sonhar nos é possível e as vezes os sonhos são como um bússola apontando o caminho que devemos alcançar.

E falando em sonhos me lembro da história de um personagem bíblico chamado José (do Egito). Esse personagem nos traz uma excelente lição a respeito de sonhos que vale a pena conferir.

José era o filho mais novo de Jacó, seus irmãos passaram a detesta-lo por causa de seus sonhos, sonhos esses onde José sempre estava acima de todos inclusive seus pais. Sonhos dos quais José sempre era o privilegiado.

E uma coisa é importante destacar: José tinha somente seus sonhos, porém ele não sabia quando, onde e nem como se realizariam. Pra começar ele era discriminado quando revelava seus sonhos, pois seus irmãos só de imaginar que ele poderia ser exaltado acima deles se irritavam.

Então certa vez, seus irmãos conspiraram contra ele, intentando lhe tirar a vida, isso aconteceu quando seu pai Jacó havia pedido para que José fosse atrás de seus irmãos. Mas resolveram por fim jogar-lhe numa cisterna, nesse momento avistaram uma caravana de mercadores esmaelitas e o venderam por 20 moedas de prata como escravo.
http://farm4.static.flickr.com/3267/2735880522_4492e9ca87.jpg?v=0

Nesse cenário, eu começo a imaginar o que se passou pela cabeça de José. Imagine José cheio de sonhos, sonhos esses de exaltação, agora sendo vendido como escravo, depois de ter sido lançado numa cisterna, imagino como deveria estar José nessas circunstâncias. José nesse momento talvez não conseguisse entender e seus irmãos talvez pensassem que estivessem fazendo algum mal para ele, mas o que eles não sabiam que Deus estava no controle e José estava sendo enviado para o lugar da realização dos sonhos.

Aquele momento com certeza foi doloroso, tudo o que José conseguia enxergar era o ódio dos irmãos, a separação de seus pai, mas mesmo ele não sabendo, Deus estava no controle!

As vezes temos tantos planos, projetos, e isso as vezes é tudo o que temos, apenas sonhos, então passamos por períodos tão difíceis que achamos que até mesmo os sonhos se perderam em meio a tanta dor. Mas se esses sonhos forem sonhos de Deus, for a vontade de Deus pra nossas vidas, descanse. O x da questão é ter a certeza de que seus sonhos não são apenas sonhos naturais, mas sonhos vindo do coração do próprio Deus, pois os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, por nós mesmos, só pensaríamos em possuir, em ter, conquistar, somos individualistas e egocentristas, essa é nossa natureza.

Os irmãos de José pensaram que sumindo com ele, sumiriam também com a ameaça que os sonhos dele representava, mas como já disse Deus estava no controle.

Chegando José no Egito é vendido para Potifar, a mulher de Potifar tenta o seduzir porém José permanece fiel, mas mesmo fiel é punido injustamente. Depois interpreta alguns sonhos para o Faraó, que o tornou governador do Egito, com sua sabedoria guarda alimento para o tempo de seca, foi quando reencontrou seus irmãos e teve misericórdia deles, enfim.

http://sementinhakids.files.wordpress.com/2009/03/os-irmaos-de-jose-vao-comprar-no-egito.jpg
Se você se encontra numa sitaução parecida, sem esprança, sem ver nada acontecer, parece que nunca vai alcançar, e quando olha pra si mesmo tudo o que ve são apenas sonhos, não desista, e é nessa hora que nos pergutamos: "Pra que serve meus sonhos num momento como isse?". Pois é, imagino que foi exatamente como José se sentiu quando se econtrou numa: cisterna, prisão, etc... Porém o que estava por vir na vida dele nem se comparava à aquele sofrimento que ele estava passando.





Nenhum comentário:

Postar um comentário