Tradução/ Translation

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Caráter, consequência dos pensamentos!

Quero iniciar definindo: Temperamento, caráter e personalidade. Mostrando suas diferenças.


TEMPERAMENTO: o temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Temperamentos são "qualidades" que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, não pode ser aprendido.

Segundo a teoria de Hipocrátes temos quatro temperamentos:

  • Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo;
  • Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas;
  • Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.
  • Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYQxml3jcq4LfoeTLBsDcHjhRBsoVpD2ciA74jADGeuVjkQx3jQZChgpap6CxJ8T31M-wUz3eDBVasjUeFOtO-lkwgLsRt_1i1vJl0ARiujaUGjRyrvN51Mw4C-eknOI_KGXiE9l9bhSc/s400/Temperamentos.bmp




CARÁTER:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiN1NucB1G3yh0QZiy0x9i7iPKqFiQozTAP5ysJMktBxVWdI-Df-mtdXym2bi38kkEkl4d8JK1ke0v08ae0kRAcDY4cqaBns1hF9LhtcRobihkMdZDlG8Xt-kil4IBfcUXaQLdzeNqcxiY/s320/carater.jpg
Caráter é uma palavra originada de um verbo grego que significa "gravar". A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É tudo aquilo que você é na sua intimidade, atitudes repetidas moldam o caráter. O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia refere-se à ele como "a essência secreta do coração". É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.



PERSONALIDADE: personalidade é derivada da palavra latina persona, usada para identificar as máscaras utilizadas pelos autores teatrais na antiga Grécia.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuOMJIZ3JslTaw3OWM3JD3uM1_8mwHIvW329JIDvBzxcROvie5ZsjxiNdJYwMpGLCdt3CLtKnmMZ0oDwm6FP9muLP0O3wB8Y5Db3SWKRVQICTenciwnFk4fcy4yXIZFHVRAMFTRO4Mdh8/s400/Falta+de+car%C3%A1ter.jpg

Componentes da personalidade:

A personalidade é a consolidação do caráter e do temperamento. Heráclito
de Efésios século V a.C. conceituou como, um conjunto definido de traços de um
indivíduo, persistente o bastante, para determinar o seu destino. Isto é, portanto um
conjunto de qualidades que o "destaca" na sociedade.

A personalidade é o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos. Frequentemente, a personalidade é uma fachada agradável para um caráter desprezível ou medíocre. Muitas pessoas, hoje em dia, representam um papel, baseando a sua atuação naquilo que presumem que um indivíduo deve ser, e não no que elas realmente são. Esta é a fórmula para o caos mental e espiritual. É causada pela obediência à norma humana de conduta aceitável. A Bíblia nos diz, "O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração!" e "As fontes da vida têm origem no coração". A área para mudar-se de procedimento está dentro do indivíduo, e não fora dele.

Tudo ok, agora podemos prosseguir...

Agora já sabemos a diferença entre: temperamento, caráter e personalidade. Para resumir, temperamento é congênito (herança genética), caráter é o que somos (é formado de acordo com a aprendizagem, cultura, o meio/convívio social), personalidade é como nos apresentamos aos outros (podemos expressar nosso caráter por meio dela ou expressar o que não somos).

REFLEXÃO: se fazemos coisas escondidas, das quais não queremos que ninguém saiba, mas na frente das pessoas não fazemos e procuramos agir diferente, estamos então revelando nosso verdadeiro caráter quando estamos sós e um caráter falso (uma personalidade falsa, que não nos pertence) quando estamos acompanhados. Caráter é fazermos o que eu fariamos no meio das pessoas e também quando estivermos sozinhos.


O título da postagem é bem sugestivo, por isso todos devem imaginar o por que dessa exclamação. Como prometi, foi definido: temperamento, caráter e personalidade, mas agora quero manter o foco em caráter.


Caráter - Quem realmente somos!

Falar de quem somos é uma tarefa meio complicada, analizar e ver quem são os outros é mais fácil, reparar as atitudes alheias (pois expressam quem as pessoas são) é mais conveniente à nós e comumente dizemos que o erro está em tudo e todos, menos em nós mesmos. Muitas pessoas dizem que nasceram como são e morrerão assim, isso é uma "meia verdade". Por que uma meia verdade? Porque o temperamento (herança génética) influenciará na formação do caráter, porém não devemos culpar ninguém por não ter desenvolvido um bom caráter e também não podemos nos conformar em ser quem somos, se não somos pessoas boas (com caráter bom), alegando ter nascido assim e que morrerá assim, "pau que nasce torto nunca se indireita". Já observamos que o caráter é formado de acordo com as relações interpessoais, convívio social, princípios ensinados e infelizmente muitas pessoas crescem e se desenvolvem, mas não amadurecem porque não tiveram o que contribuisse para a formação de um bom caráter, o desenvolveram apenas por extinto, de acordo com o temperamento herdado. Mas nunca é tarde para rever conceitos, avaliar quem somos e procurar melhoras.

Nosso caráter é resultado de nossa conduta. (Aristóteles)

Aristóteles já dizia: "Caráter é resultado de nossa conduta". Vamos pensar um pouco a respeito!

Todos devem conhecer frases do tipo: "Nossos hábitos expressam quem somos". "Somos o que pensamos o dia inteiro". E essas frases são verdades!

Antes de agirmos, tomarmos alguma atitude, passamos pelo de pensar, pensamentos nos vem a mente e os analizamos até decidirmos executa-los para que eles se tornem um atitude, um ato. Mas trago ao conhecimento de todos um fator muito importante e que tem sido responsável por muitas desgraças: O NÃO ANALIZAR OS PENSAMENTOS. Não conhecemos o processo de formação dos pensamentos, não aprendemos que pensamentos doentios consequentemente geram sentimentos como fobias, medos, podem ser gerados inconscientemente, mesmo sem querermos ou sabermos e provocar catastrofes incalculaveis.

As pessoas esquecem que como uma empresa mal administrada pode ser arruinada, assim também acontece com a nossa mente, nós pensamos mesmo sem querermos pensar, e as vezes pensamos até o que não queremos pensar. O que precisamos entender é que o que vai importar é como vamos lidar com isso. Quero ressaltar que as vezes os pensamentos que estão nas mentes alheias são terríveis, pensamentos até mesmo suicidas, então trago a memória aquela questão que diz que todo mundo deve fazer o que quiser para ser feliz, é justamente pesando assim que muitos cometem sérios erros, pois acham que devem simplesmente seguir seus instintos, fazer o que vier na cabeça e com essa idéia de "fazer o que der na teia", ninguém se preocupa com a administração dos pensamentos.



LEI DA SEMEADURA...
Semea-se um pensamento, collhe-se um sentimento, semea-se um sentimento, colhe-se um ato, semea-se um ato, colhe-se um hábito, semea-se uma hábito colhes um caráter, semea-se um caráter, colhe-se um destino.


Eisntein disse: Além das aptidões e das qualidades herdadas (temperamento), é a tradição(hábito) que faz de nós aquilo que somos (caráter/ pernonalidade).

Ex: Se você pensa em mentir, mente, repete a mentira. Você pensou antes de mentir (pensamento) mas mesmo assim decidiu mentir (sentimento), enfim mentiu (ato), repete a mentira (hábito), com a repetida mentira você se torna um mentiroso (caráter) e por fim, tornando-se um mentiroso terás um futuro de colheitas nada agradáveis!!!



CONCLUINDO: Vemos que tudo começa pelo "pensamento" e termina no "destino". Em falar de destino a quem acredite que o destino agirá por si só, o destino trará coisas e uma frase clássica: "O que tiver que ser será". Algumas pessoas que usam essa frase na verdade querem dizer: "Não importa o que eu fizer, acontecerá o que o destino quiser"! Quem é o destino? O que ele é?

O destino é simplesmente o resultado das nossas escolhas, as vezes enfrentamos duras consequências por escolhas erradas e para não assumirmos a culpa jogamos para o destino.

Com o nosso caráter teremos um destino, ou seja, com o nosso caráter colheremos o que plantamos, viveremos as consequências das nossas escolhas!

Que "destino" você quer?? A escolha é agora!!!

Não importa se você está marcado pelas atitudes erradas que tomou até aqui. Seu futuro está intacto. Mude!


Nenhum comentário:

Postar um comentário