Tradução/ Translation

sábado, 3 de julho de 2010

Id, Ego e Superego!

http://www.makingthemodernworld.org.uk/learning_modules/psychology/02.TU.04/illustrations/02.IL.17.gif

Como fundamento da Psicanálise, Freud elaborou em segunda tópica, a Teoria Estrutural da Mente, onde o ID, o EGO e o SUPEREGO funcionariam em diferentes níveis de consciência. Há um constante movimento de lembranças e impulsos de um nível para o outro.


ID

Conjunto de energias psíquicas que determina os desejos do sujeito, o ID é que responde pelos impulsos biológicos básicos como fome, sede, calor etc. O ID procura satisfação imediata destes impulsos, pois opera pelo princípio do prazer independente de circunstancias externas. Esta presente nos recém -nascidos, do ID evoluem o Ego e o Superego.

O ID é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de conseqüências indesejáveis.


EGO

Estrutura onde está todo conhecimento que o indivíduo possui de si e sobre o meio externo. O EGO trabalha pelo princípio da realidade, pois agora o recém nascido sabe que suas necessidades não serão satisfeitas imediatamente, por exemplo, se ele tiver sede terá que esperar que alguém lhe traga água (ela não virá sozinha só porque ele quer). Portanto o EGO é adminstrador da realidade e é ele quem decide como e quais necessidades do ID serão satisfeitas.

O EGO funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do ID. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos.


SUPEREGO

O SUPEREGO julga quais necessidades são moralmente corretas ou aceitas pela sociedade. Quando a criança reconhece o que é certo ou errado dentro da sua famíla e sociedade em que vive, ela própria pode decidir o que irá fazer, ela não precisa que os seus pais lhe digam que roubar é errado, ela já sabe disso pois o seu SUPEREGO já assimilou esta informação.

Apenas parcialmente consciente, o SUPEREGO serve como um censor das funções do EGO (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.



click to zoom

Ao nascer, o indivíduo possui apenas o Id. Nas primeiras experiências, o bebê vai aprendendo e adquirindo conhecimento do mundo começando assim a estruturar seu ego. Enquanto o Id é uma estrutura inata, o ego e o superego são estruturas adquiridas. O ego está relacionado a fatos reais, concretos e é capaz de controlar, conter o desejo sem reprimi-lo. Já o superego está relacionado a fatos morais e pode recriminar o ego, no que é denominado auto-recriminação.



Encontrei um poema bacana no site Recanto das Letras da autoria do Jorge Linhaça:

Ah, esse id, que a mim condena,
a seguir os desejos imediatos.
Idiota? Digno de cruel pena,
a seguir o frescor da açucenas,
cometendo na vida disparates.

Ah, o ego, esse doido consciente,
às vezes prende , às vezes solta,
deixando confusa a alma da gente,
reis e escravos andando velozmente
entre estradas retas e tortas.

Ah, o Super ego, heróico censor,
a supervisionar o meu hospício,
qual um valente administrador,
fazendo-me sentir culpa e dor,
após as loucuras do meu solstício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário