Tradução/ Translation

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A busca da felicidade


"Se buscarmos a Verdade, finalmente
alcançaremos a felicidade."
A busca da felicidade virou o maior obstáculo que os humanos enfrentam para a própria felicidade. Há um fenômeno psicossocial do nosso tempo que poderíamos chamar de "tirania da felicidade". Na cultura ocidental moderna, a felicidade virou uma obrigação. Por isso, muitas pessoas têm se sentido infelizes e têm buscado a felicidade nos lugares mais improváveis, recorrendo às drogas, à promiscuidade, à violência, à delinquência. Essa tirania da felicidade apresenta três mandamentos básicos: 1º. Eliminarás todo sofrimento; 2º. Realizarás todos os desejos; e 3º. Parecerás sempre feliz. O ensaísta francês Pascal Bruckner chegou a dizer que "a felicidade, mais do que o dinheiro, é a ostentação dos ricos." Segundo ele, é isso que os ricos exibem nas revistas de fofoca, nas colunas sociais e nas festas da alta sociedade. Para ele, "a felicidade virou parte da comédia social." Você é feliz? O que uma pessoa precisa para ser feliz? Em que consiste essa tal felicidade?

Ao contrário do que alguns religiosos mais ascéticos pensam, a felicidade é um assunto que interessa bastante a Deus. A lei de Moisés visava, entre outras coisas, orientar a construção de uma vida feliz - sobretudo na dimensão social. Os livros sapienciais da Bíblia falam exaustivamente sobre o assunto. A felicidade foi o tema inicial dos ensinamentos de Jesus, nas chamadas bem-aventuranças, que introduzem o sermão do monte. Paulo escreveu sobre a felicidade. João, no Apocalipse, apresentou a visão bíblica do que será um verdadeiro "final feliz" de proporções cósmicas. Ou seja, não é errado ser feliz. Errado é buscar a felicidade onde ela não pode ser encontrada. Pior ainda é definir felicidade de maneira diferente daquela que a Bíblia faz.

Voltando ao texto das bem-aventuranças (Mateus 5.1-12; Lucas 6.10-23), que abrem o sermão do monte, encontramos a felicidade como tema central daquele discurso de Jesus. A própria expressão "bem-aventurado" poderia ser traduzida por "feliz" ou "plenamente feliz". Jesus não apenas se interessa pelo tema felicidade, ele dá orientações claras e contundentes sobre o que é, onde encontrar e como alcançar a verdadeira felicidade.

Para Jesus, a felicidade é sim uma possibilidade. Ninguém deve encarar a infelicidade como uma espécie de karma insuperável, que deve ser suportado por toda a vida. Jesus também ensina que felicidade não é ausência de sofrimento, como pensamos hoje. Ele chama de felizes os pobres, os que choram, os humildes, os famintos e os perseguidos. Na perspectiva das bem-aventuranças, felicidade é uma questão de caráter. Jesus diz que os que querem a justiça, os que têm misericórdia, os que são puros de coração e os que promovem a paz é que são felizes. Isso não tem a ver com fama, fortuna, poder ou prazer, mas com traços de um caráter genuinamente cristão.

Segundo Jesus, a felicidade não é algo que se acumula, mas que se reparte. Alcança a misericórdia aquele que oferece misericórdia. Serão chamados filhos de Deus os que lutam pela paz. Outra novidade no ensino de Jesus, em contraste com os manuais de auto-ajuda, é que a felicidade não está relacionada diretamente àquilo que podemos fazer por nós mesmos, mas àquilo que Cristo pessoalmente fará por cada um de nós. É ele quem colocará no reino, consolará, dará a terra, fará justiça, terá misericórdia e se deixará ser visto. Por último, Jesus ensina que a felicidade só é possível no presente, quando mantemos os olhos no futuro. A virada de mesa que o Senhor promete aos seus ouvintes não é algo que acontece agora, mas no porvir. Todos os verbos relacionados à razão para a verdadeira felicidade estão no futuro, com exceção do primeiro. Os discípulos de Jesus podem ser felizes hoje, porque no porvir serão consolados, receberão a terra, serão satisfeitos, obterão misericórdia e verão a Deus.

Em nossa busca pela felicidade, não estamos sós. Temos um Aliado que é ao mesmo tempo onisciente, onipotente e onipresente. Alguém que pode não apenas nos indicar o caminho para a felicidade, mas nos conduzir por ele. Aliás, Alguém que quer (e deve) ser a nossa felicidade. Uma felicidade que tem a sua base na Verdade. Porque, se buscarmos a felicidade a qualquer preço, vamos nos afastar da Verdade e, consequentemente, da própria felicidade. Por outro lado, se buscarmos a Verdade, finalmente alcançaremos a verdadeira felicidade. Como escreveu o teólogo James Houston: “As bem-aventuranças de Jesus demonstram a forma pela qual podemos experimentar a felicidade transformadora em nossa própria vida (...) Não são apenas dizeres belos e poéticos; repreendem-nos e corrigem-nos, levando-nos a romper com o antigo estilo de vida.”



AUTOR DO TEXTO
Minha foto Leo Barbosa - Casado com a Jéssica, pai de nove gatos, estuda teologia, é formado em Letras, serve como pastor de jovens da Assembléia de Deus de Guarulhos. Atua nas áreas de educação cristã, exposição bíblica e aconselhamento. Nas horas vagas, escreve sobre vida cristã aqui no blog da UMADGUAR e em seu blog pessoal: Leo da Sede


Nenhum comentário:

Postar um comentário